Metodologia para análise estratégica e simulação de cenários empresariais
Método para resolução de problemas complexos
O problema
A análise estratégica empresarial vem ganhando importância nos dias atuais, pelo aumento da competição e das exigências dos consumidores, gerando margens cada vez menores e a necessidade de um planejamento mais refinado – levando a ações mais focadas e mais eficazes. A empresa precisa se replanejar.
Por que isto é um problema complexo?
Porque existem inúmeras variáveis envolvidas, bem como inúmeros atores com seus respectivos interesses, e a forma como se relacionam estas variáveis e interesses não está suficiente clara para o principal tomador de decisão – o empresário.
Portanto...
As ferramentas de planejamento devem ser capazes de relacionar variáveis de diferentes naturezas, qualitativas ou quantitativas, de modo a gerar um entendimento claro das condições atuais possibilitando, inclusive, a simulação de possíveis cenários, para responder a perguntas do tipo “O que aconteceria se tal decisão fosse tomada?”
Metodologia de trabalho
Aplicação da Metodologia do Pensamento Sistêmico como uma forma de identificar e sistematizar o conjunto de variáveis relevantes ao resultado da empresa - variáveis estas que podem estar relacionadas ao ambiente interno ou externo.
E, a partir do entendimento das relações entre estas variáveis, simular cenários (inclusive com a utilização de modelos computacionais) para planejar as ações estratégicas da empresa.
Base metodológica
O Pensamento Sistêmico é uma metodologia criada por Peter Senge, a partir de estudos de dinâmica de sistemas no MIT, que tem como metáfora a figura de um iceberg.